Velocidade de rotação
A velocidade de rotação retrata a quantidade de voltas de uma ferramenta por unidade de tempo e é expressa em voltas por segundo ou por minuto. Em componentes abrasivos, a velocidade de rotação permitida máxima é uma grandeza importante, que resulta da respectiva velocidade máxima de trabalho, determinada nas normas pertinentes, em função do diâmetro da ferramenta e é expressa em voltas por minuto (1/min ou min-1).
Todas as ferramentas abrasivas rotativas possuem nestas mesmas um registro impresso ou gravado da velocidade de rotação máxima, na qual a ferramenta pode ser operada. Isso é realizado nas seguintes gamas de produto Klingspor:
- discos de fibra, pratos de apoio para discos de fibra
- disco de corte e desbaste Kronenflex; rebolos copo Kronenflex
- discos Flap SMT, discos de limpeza NCD 200
- rodas de lixa, pontas de rodas de lixa
- discos de limpeza grosseira Power Wheel PW 2000
- discos de manta prensada MFW 600
- disco de troca rápida (pratos de apoio)
- discos de corte e pratos de lixamento diamantados
- rodas Flex-R unidas elasticamente, pontas montadas e de polimento, corpo de marmorear
- fresadora de metal duro
Por razões de segurança, essa ferramenta não pode de modo algum ultrapassar a rotação máxima especificada ao ser utilizada (consulte também a velocidade máxima de trabalho), pois pode levar à destruição do componente de lixamento e a lesões causadas pelo desprendimento de partes.
Sob a perspectiva da aplicação, muitas vezes não faz sentido operar as ferramentas abrasivas em sua rotação máxima permitida, pois ocorre um aumento do desgaste e aumento da temperatura. Por isso, a Klingspor também imprime, em alguns componentes abrasivos (por ex. SMT 800, SMT 850+, MFW 600, KM 613), um registro adicional sobre a rotação recomendada ao lado do registro da rotação máxima permitida na etiqueta. Ao operar com essa rotação sugerida o operador alcança um resultado ideal com a ferramenta abrasiva em relação ao desempenho do lixamento, desgaste e vida útil.