Substrato
Em abrasivos sobre substrato podem ser escolhidos substratos de papel, tecido, fibras e películas.
Substratos de papel têm baixo custo e são usados principalmente para aplicações com baixos requisitos à resistência (lixamento de superfícies). De acordo com a sua gramatura eles são subdivididos em papéis A (muito leves) até G (muito pesados).
Substratos de tecido são bem mais robustos do que substratos de papel, por isso normalmente só são usados para aplicações com requisitos superiores quanto à resistência ao rasgo, por ex., no lixamento de desbaste ou lixamento de perfis com cintas lixa. Também aqui a linha de produtos vai desde o substrato de algodão, leve e altamente flexível até o tecido de poliéster, pesado e altamente resistente ao rasgo, por ex., para o lixamento de desbaste.
Fibra (fibra vulcanizada) é um material composto de fibras de algodão e celulose, que resulta em um substrato muito homogêneo e estável, aplicado exclusivamente para discos de fibra.
Substratos de películas são compostos por um filme de poliéster, que é um substrato muito plano e também resistente ao rasgo. Eles são aplicados principalmente em discos e cintas para o lixamento de acabamento de superfícies, especialmente na área de tintas.
Produtos apropriados
Outras temas da área
- Fibra vulcanizada
- Aglomerado
- Densidade de dispersão
- Velocidade mínima de ruptura
- Dispersão eletrostática
- Segmento turbo
- Propriedade antiestática
- Emenda da cinta
- oSa (Organisation for the Safety of Abrasives)
- Agressividade
- Camada passiva
- Tempo de duração
- Velocidade de corte
- Armazenamento de abrasivos
- Velocidade máxima de processamento
- Tipos de grãos
- Flexibilização
- Dureza
- Aglomerante de cobertura
- Microcristalino
- Segurança
- Aglomerante múltiplo
- Formas de furo