Microcristalino
O termo "microcristalino" significa uma constituição especial da granulometria de um abrasivo. No processo de fabricação, cada grão abrasivo cerâmico individual é reunido a partir de várias partículas menores de óxido de alumínio. Como os finos limites entre as partículas individuais de óxido de alumínio são mantidos dentro do grão cerâmico, este tem uma assim chamada estrutura microcristalina.
Meios abrasivos com constituição microcristalina do grão apresentam um efeito auto-afiante: quando durante o processo de lixamento a ponta superior de um grão perder o fio, esta é arrancada do grão devido ao aumento de pressão. Como este arrancamento ocorre ao longo da estrutura microcristalina, surge então uma nova ponta de grão afiada, com a qual o lixamento prossegue sem perda da agressividade.
O pré-requisito ao comportamento de lixamento ideal de um abrasivo com grãos cerâmicos é que seja lixado com pressão de contato suficientemente alta.
A principal área de aplicação para cintas lixa com grão cerâmico microcristalino são os materiais de difícil usinagem, como aços ligados, aços inoxidáveis e as assim chamadas superligas.
Em sua linha de produtos a Klingspor tem diversos abrasivos com grão cerâmico, os quais se diferenciam na flexibilidade e resistência ao rasgo do substrato usado, de acordo com a área de aplicação. Para aplicações que exigem um lixamento frio a linha de produtos Klingspor também engloba abrasivos cerâmicos microcristalinos com aglomerante múltiplo.
Produtos apropriados
Outras temas da área
- Fibra vulcanizada
- Aglomerado
- Densidade de dispersão
- Velocidade mínima de ruptura
- Dispersão eletrostática
- Substrato
- Segmento turbo
- Propriedade antiestática
- Emenda da cinta
- oSa (Organisation for the Safety of Abrasives)
- Agressividade
- Camada passiva
- Tempo de duração
- Velocidade de corte
- Armazenamento de abrasivos
- Velocidade máxima de processamento
- Tipos de grãos
- Flexibilização
- Dureza
- Aglomerante de cobertura
- Segurança
- Aglomerante múltiplo
- Formas de furo