Corte e desbaste da maneira correta

Os finos discos de corte Kronenflex® para lixadeiras angulares são produtos de alto desempenho e se caracterizam por tempos de corte extremamente curtos e baixa formação de rebarbas. Eles são especialmente apropriados para materiais de paredes finas que se pretendem cortar com cortes rápidos e a mínima geração de calor. Quem respeitar algumas regras básicas, consegue alcançar ótimos resultados de trabalho e uma segurança máxima.

Os finos discos de corte Kronenflex® para lixadeiras angulares são produtos de alto desempenho e se caracterizam por tempos de corte extremamente curtos e baixa formação de rebarbas. Eles são especialmente apropriados para materiais de paredes finas que se pretendem cortar com cortes rápidos e a mínima geração de calor. Quem respeitar algumas regras básicas, consegue alcançar ótimos resultados de trabalho e uma segurança máxima..

1. Pressão de contato correta = maior vida útil

Richtiger AnpressdruckGraças à capacidade de corte extraordinariamente alta dos nossos discos, basta o peso próprio da máquina como pressão de contato. Uma pressão alta demais origina um desgaste mais rápido.

 

 

 

2. Velocidade periférica ótima = melhor capacidade de corte

Optimale Umfangsgeschwindigkeit A relação ideal entre o número de cortes e o desgaste do disco é alcançada imediatamente abaixo da velocidade periférica máxima permitida. Garanta uma rotação alta contínua. Com uma rotação baixa da máquina, o disco sofre um desgaste desproporcionalmente rápido

.

 


3. Manuseio correto = maior segurança

Richtige HandhabungA carga sobre os discos de corte só pode ocorrer em sentido radial. Assim e com uma pressão de contato alta, evita-se o esmagamento, a flexão ou mesmo uma ruptura do disco.
 

 

 


4. Posição de corte ideal = maior estabilidade

Ideale SchnittpositionO material deve ser fixado o mais próximo possível do ponto de corte, para que não possa vibrar, trepidar ou desviar-se. A peça a cortar deve estar bem fixada e não pode deslizar durante o corte.

 




5. Fixação correta = melhor transmissão de força

Korrektes AufspannenOs discos de corte são fixados na máquina com flanges de aperto, que transmitem enormes forças de acionamento aos discos. Não podem ser usadas flanges defeituosas ou inutilizáveis e devem ser observadas as regras e normas válidas. Não é permitida a utilização de flanges de aperto de diferentes diâmetros.

 

O ângulo de inclinação correto durante o desbaste

Os discos de desbaste trabalham com o desempenho máximo se forem utilizados com um ângulo de 25-30° em relação à peça. Com este ângulo existe a relação mais vantajosa entre quantidade a desbastar e desgaste do disco. Se possível, deve sempre ser selecionado este ângulo de inclinação. Ao reduzir o ângulo de inclinação para menos de 15° forma-se durante o desbaste uma borda longitudinal muito fina na periferia do disco. Nesse caso, basta uma pequena alteração do ângulo de lixamento para que o disco não consiga mais absorver a pressão de lixamento e se quebre. Dessa forma, o grão abrasivo valioso não é aproveitado e forma-se também um desequilíbrio que torna necessária uma troca precoce do disco.

Voltar às Informações sobre lixamento