Aglomerante de cobertura
Define-se aglomerante de cobertura como a segunda camada de uma liga adicionada durante a fabricação do abrasivo. O acréscimo é feito sob os grãos abrasivos já fixos com liga no costado. Função do aglomerante de cobertura, também chamado de pintura posterior: ancorar o grão abrasivo firmemente na liga.
Esse deve, principalmente, adicionar força de apoio contra forças laterais, as quais atuam permanentemente no grão durante o processo de lixamento. A função secundária relaciona-se à cor tradicional do produto.
O tipo e a quantidade de aglomerante de cobertura são fatores decisivos no desempenho de um abrasivo. Os abrasivos da Klingspor sempre utilizam resina sintética como aglomerante de cobertura, que, ao contrário de ligas de cola ou outras ligas naturais, apresenta uma resistência e capacidade adesiva claramente superior, o que contribui para uma aderência muito melhor do grão e, assim, para um melhor desempenho do lixamento. A quantidade de camada de aglomerante de cobertura é determinada para cada tipo e receita e ajustada e otimizada para a respectiva aplicação. A camada de aglomerante de cobertura é continuamente monitorada pela Klingspor durante a produção de abrasivos em substrato, usando medições a laser e também é controlada através de métodos amostrais de medição de peso com base em peças padrão, para um rigoroso atendimento às especificações da receita.
O aglomerante de cobertura desempenha um papel importante em todos os abrasivos em substrato, especialmente em cintas lixa, devido à alta velocidade de corte e altos esforços. Adicionando-se determinados materiais na composição do aglomerante de cobertura, as características das cintas lixas podem serem ainda mais aprimoradas e otimizadas para aplicações específicas, por ex. mediante acréscimo de substâncias ativas de abrasão para o processamento de aço inoxidável em LS 312 JF, CS 411 Y, dentre outros.
Produtos apropriados
Outras temas da área
- Fibra vulcanizada
- Aglomerado
- Densidade de dispersão
- Velocidade mínima de ruptura
- Dispersão eletrostática
- Substrato
- Segmento turbo
- Propriedade antiestática
- Emenda da cinta
- oSa (Organisation for the Safety of Abrasives)
- Agressividade
- Camada passiva
- Tempo de duração
- Velocidade de corte
- Armazenamento de abrasivos
- Velocidade máxima de processamento
- Tipos de grãos
- Flexibilização
- Dureza
- Microcristalino
- Segurança
- Aglomerante múltiplo
- Formas de furo