Fabricante europeu de discos de corte diamantados premium

Klingspor está entrando no mercado de disco de corte diamantado por meio do investimento em uma instalação de última geração para sua fábrica na Ucrânia

Klingspor, a fabricante alemã de abrasivos sobre substrato e aglomerados, está entrando no mercado de disco de corte diamantado por meio do investimento em uma instalação de última geração para sua fábrica na Ucrânia. Esse website de fácil redimensionamento foi desenvolvido para acompanhar o crescimento planejado do fabricante em escala global.

A Klingspor iniciou a fabricação de abrasivos no final do século 19 e hoje já é um fabricante mundial neste setor com doze filiais e gera um faturamento de mais de 260 milhões de Euros com 2.700 funcionários. Reconhecido por sua linha de produtos de abrasivos sobre substrato e aglomerados, até então o grupo estava aparentemente ausente do setor de diamantes, oferecendo apenas uma pequena linha de produtos fornecidos por parceiros.

Desde 1º de maio de 2015, a conjuntura se desenvolveu consideravelmente mediante introdução da primeira linha de produtos de diamantes desenvolvidos e fabricados pela empresa alemã. Para tanto, a Klingspor investiu em uma instalação de alto desempenho para sua fábrica na Ucrânia em Velyki Mosty, localizado a 50 quilómetros ao norte de Lviv, próxima à fronteira polonesa.

Fabricante ou nada

Engajado em uma estratégia agressiva, o Grupo Klingspor tem fabricado no centro de seu DNA e fornece uma linha de produtos caracterizado, em sua quase totalidade, por itens produzidos na matriz. Discos de corte diamantados, uma linha de produtos responsável por apenas 3% do faturamento, tem uma posição particular e a questão relativa ao investimento nos próprios meios de produção da empresa foi finalmente levantada. Assim, há três anos, foi tomada a decisão de expandir para o mercado de disco de corte diamantado e, desde então, a empresa tem se focado no mercado global, no qual deve se tornar um dos principais participantes.

Até agora, foram concluídas as três primeiras etapas e as posteriores já estão no plano de negócios para acompanhar o crescimento da empresa.

Desenvolvimento alemão. Produção ucraniana

A primeira fase da planta de Velyki Mosty foi concluída em 2010 para fabricar discos Flap, abrasivos que necessitam de muitas operações manuais e têm uma justificação econômica definitiva na Ucrânia. Uma vez que a instalação tinha uma capacidade produtiva em potencial e dispunha de profissionais qualificados na região de Lviv, este local foi escolhido em 2012 para alojar os diamantes do Grupo dentro de uma unidade que seria dedicada exclusivamente à produção.

Portanto, a fim de produzir discos Flap, o Grupo Klingspor decidiu, em 2012, expandir sua planta para a Ucrânia, construída em 2010, fundando uma segunda instalação dedicada aos diamantes localizada em um lote de edifício de 100.000 m². As primeiras máquinas chegaram no ano seguinte, outras em 2014. Máquinas que também se dedicariam à produção dos primeiros discos de corte diamantados. Por fim, no dia 1º de maio de 2015, a nova linha da Klingspor de discos de corte diamantados segmentados foi lançada nas séries: 300 Extra para o segmento popular, 600 Supra para a relação custo-benefício e a 900 Special para o segmento de alta capacidade para usos intensos.

Tal como salientado por Wolf-Dietrich Pflaumbaum, executivo sênior responsável pelo projeto na área de diamantes na Klingspor: "Essa é uma abordagem a longo prazo que tornará finalmente a Klingspor uma das marcas mais importantes no setor de discos de corte diamantados".  O crescimento da planta foi programado com esse intuito para ser realizado em sucessivas fases de investimento, em relação à infraestrutura, compra de máquinas e treinamento de pessoal.

Na realidade, a pesquisa e desenvolvimento da Klingspor, com sua própria linha de produção de diamantes, localiza-se na Alemanha, em Haiger, com funcionários provindos da Ucrânia para facilitar o intercâmbio com a instalação de Velyki Mosty. Todas as pesquisas são realizadas na Alemanha e, assim que os produtos são certificados, começa a produção em larga escala na Ucrânia, onde testes suplementares são executados ao longo e no fim do processo de fabricação. Além disso, seguindo este conceito, todos os componentes são testados na Alemanha antes de serem utilizados para no processo de fabricação na Ucrânia.

Planta europeia competitiva

Quanto à organização, a planta de Velyki Mosty segue os princípios que regem os locais de produção dos discos de diamante, contudo, para uma otimização de cada fase de acordo com o ambiente local, preferiu-se uma automação parcial em vez da total, devido aos custos da mão-de-obra ucranianas. Paralelamente, o processo envolve máquinas de última geração para produzir discos de corte de alto desempenho com preços competitivos e considera sempre a segurança total do produto final (assim, todos os segmentos são soldados a laser). O processo de produção é realizado em um ambiente de trabalho agradável aos funcionários, não há descarte de resíduos, há condicionamento de ar com troca de ar a cada hora, etc.

Os discos de corte diamantados são enviados à Alemanha duas vezes por semana (onde uma nova plataforma de logística passará a operar a partir na primeira metade de 2016), uma pequena parcela é direcionada à Polônia e a última parcela é reservada ao mercado doméstico ucraniano.

Linha de produtos de três níveis

A linha de produtos produzida pela Klingspor abrange de 100 mm a 500 mm de diâmetro com três níveis de qualidade, que são, em ordem ascendente: 300 Extra, a 600 Supra e a 900 Special. A linha de produtos é organizada em diferentes séries, que são identificadas por código de cor.

Asfalto (preto), azulejo (verde), tijolos refratários (azul), concreto (vermelho) e universal (branco) cobrem praticamente todas as necessidades, embora ainda faltem especialidades a serem consideradas, tais como discos para asfalto misto / concreto, que será disponibilizado em um futuro próximo.

Projetado no laboratório de P&D da Klingspor, as diferentes misturas, aglomerantes e diamantes (revestidos ou não revestidos com titânio) e geometrias são características específicas da marca e possibilitam altíssimo desempenho. "Não existe um modelo, mas sim o know-how, que foi adotado quando aceitamos o desafio de diamantes, e a experimentação", lembra Wolf-Dietrich Pflaumbaum, que complementa utilizando o disco de corte universal DT 600 U como exemplo

"Queremos ser superiores às outras marcas. Assim como este disco de corte, que é o melhor que o cliente pode encontrar, graças às suas características, vida útil e velocidade de corte." Essa busca por qualidade está diretamente ligada à vontade da marca em fundamentar para si própria um mercado internacional de discos de corte diamantados premium. Assim, a abordagem da Klingspor, certificada oSa, é oferecer apenas discos de corte diamantados de alta qualidade e soldados a laser com preços competitivos. "Estamos nos posicionando logo abaixo do preço de mercado dos principais participantes com uma qualidade superior comprovada." Além disso, produzido na Europa, esta linha de produtos diferencia-se dos vários produtos asiáticos comercializados em nosso continente, sobretudo quanto às vantagens relacionadas à disponibilidade, que é muito mais eficiente.

Auxílio de marketing

Paralelamente, a Klingspor oferece todo o auxílio comercial necessário com consultoria técnica e oferta de treinamento, excursões guiadas, participação em eventos e casas abertas, telemarketing, implementação de promoções individuais com um mix de abrasivos e diamantes ou promoções específicas para diamantes.

A Klingspor também tem um marketing eficiente no qual a linha de diamantes será totalmente integrado a partir de agora. Dessa forma, a marca está desenvolvendo apresentações self-service (1 a 8 metros) delineados de acordo com os símbolos principais do distribuidor que apresentam os 20/80 da linha de produtos e possibilitam o início imediato com a marca, além de requererem o mínimo de espaço na loja.

Para a primeira linha de produtos de diamante desenvolvida e produzida pela Klingspor, a empresa alemã investiu em uma instalação de alto desempenho para sua planta na Ucrânia em Velyki Mosty, localizada a 50 quilómetros ao norte de Lviv, próxima à fronteira polonesa.

O disco de corte universal DT 600 U (Supra Line) com segmentos retos oferece uma excelente relação entre agressividade e longa vida útil com um preço atrativo. Ele está disponível nos diâmetros entre 100 mm a 230 mm.

Com seus grãos de diamantes revestidos com titânio, o disco de corte DT 900 B (Special Line) é particularmente adaptado para cortar concreto, concreto velho e concreto reforçado em uso intensivo. Ele está disponível nos diâmetros entre 115 mm a 230 mm.

O disco de corte de granito DT 600 (Supra line) com segmentos retos é recomendado para o corte de pedras duras, tais como granito e compostos como Terrazo. Ele está disponível nos diâmetros entre 115 mm a 230 mm.

O disco de corte universal DT 900 UD (Special line) com segmentos turbo e grãos de diamante revestidos com titânio oferecem um desempenho extremamente alto em muitos materiais: de concreto reforçado a tijolos sílico-calcários. Ele tem uma lâmina Defenso que reduz o ruído.

A planta Velyki Mosty tem uma área de 5.760 m², dos quais 1.440 m² de hall são reservados para a parte de diamante. Ela emprega 150 pessoas: um terço estão envolvidos na produção de discos de corte diamantados (duas equipes no presente e três para o futuro). Tal como salientado por Wolf-Dietrich Pflaumbaum, executivo sênior da Klingspor: "as pessoas estão muito fiéis e interessadas em nosso projeto. Eles têm ideias e isso traz muitos bons resultados para a empresa.

As matérias-primas (diamantes) são estocadas em uma sala, cujo acesso é protegido biometricamente (impressões digitais). O processo de fabricação se inicia misturando-se o diamante com o aglomerante para transformá-los em granulados com dimensões, pesos e naturalmente formatos que são precisamente conhecidos. Na fase seguinte, este conhecimento permite preparar de forma exata os segmentos e calcular efetivamente a pressão à frio, a fim de moldá-los de modo homogêneo (bons granulados produzem segmentos perfeitos). O processo de mistura e granulação é realizado em uma atmosfera controlada incluindo um controle rígido de umidade, que deve permanecer abaixo de 50%. A Klingspor tem duas máquinas para pesos de granulados acima de 20 kg.

Os segmentos são moldados por prensa à frio em máquinas que produzem seis segmentos por vez: 20.000 segmentos são produzidos em um turno de 8 horas, comparados aos 6.500 segmentos.de uma máquina convencional. A máquina permite conformar os segmentos e seus entalhes de forma muito precisa. Estes elementos são, então, soldados ao núcleo de aço ou soldados novamente para inserir três durezas de diferentes aglomerantes em um mesmo segmento para um desempenho perfeito para certas aplicações especiais.

Os segmentos são soldados a laser no núcleo de aço, que fora anteriormente desengordurado. Depois de soldar com três máquinas, que são as mais avançadas do mundo, possuem uma tolerância de um centésimo de milímetro e inspeção de toda a solda, os segmentos são testados com um teste destrutivo no primeiro disco de cada série a 200% da norma DIN. Além disso, um teste de conformidade de acordo com a norma DIN é realizado nos discos subsequentes.

A rebarba dos segmentos é removida no nível do entalhe para garantir o formato preciso do raio e a altura precisa da peça.

O processo de fabricação do disco de corte diamantado está quase concluído. Os discos de grande porte com um diâmetro maior do que 300 mm são balanceados. Segmentos com diâmetros pequenos são afiados automaticamente e os segmentos com diâmetros maiores são afiados de modo semiautomático. O disco é polido e envernizado para uma melhor aparência. Por fim, todas as informações relativas ao disco, tais como o número do lote, são impressas e aplicadas na parte central do disco, utilizando tampografia de 5 cores, que substitui a etiqueta de papel tradicional. Ensaios aleatórios são realizados depois destas operações finais. Os ensaios aleatórios servem para o controle de qualidade do disco. Eles analisam "a existência de quaisquer geometrias ou problema de segurança que ainda não tenha sido detectada"

A Klingspor tem equipamentos de ensaio que examinam a parte interna e externa dos discos de corte diamantados para determinar o desempenho de seus discos e dos discos da concorrência (velocidade, desgaste após x cortes, regeneração dos diamantes, etc.). A Klingspor tem, particularmente, uma área de ensaio de diferentes superfícies: Concreto reforçado de aço de 16 mm de diâmetro, concreto reforçado de aço de 12 mm de diâmetro, concreto reforçado de aço de 6 mm de diâmetro e asfalto. Na área de ensaio, uma motosserra térmica instalada sobre um carrinho para corte de asfalto está equipado com um disco DT 602 A de 350 mm de diâmetro e a mesma máquina, utilizada para cortar arestas de concreto, está equipada com um disco DT 600 U de 350 mm de diâmetro.

A planta Velyki Mosty também serve para a fabricação de discos Flap, atividade inicial do local desde 2010. Diariamente, 15.000 discos Flap são fabricados por dia, dependendo do processo. Na primeira etapa, as cintas abrasivas revestidas são cortadas em pedaços e posicionadas em perfis circulares.  Então, a resina flui para o centro, que também recebe o eixo. A planta também lamina o forro do veludo do jumbo (um rolo de grande porte de produto abrasivo revestido).

Link para download para imagens de alta resolução:

A empresa
Há mais de 100 anos a Klingspor é referência mundial em tecnologia de lixamento. Em seus locais de produção, são fabricados mais de 50.000 artigos que incluem, dentre outros, grupos de produtos abrasivos sobre substrato, discos de corte, discos de desbaste, discos Flap e rodas de lixa para as mais diversas aplicações de lixamento.  Os 36 locais de produção e venda distribuídos por todo o mundo, com ao todo mais de 2.700 funcionários permitem-nos uma adaptação flexível às necessidades dos mercados locais. Para o atendimento aos clientes em todo o mundo há mais de 300 representantes de vendas, técnicos e engenheiros altamente qualificados.

(12372 characters including spaces)

Klingspor Schleifsysteme GmbH & Co. KG
Hüttenstraße 36
35708 Haiger
Tel. +49 2773 922 0
Fax +49 2773 922 280
verkauf@klingspor.de
www.klingspor.de