Código de Conduta da Klingspor

Este Código de Conduta descreve de forma resumida e clara o sistema de valores fundamental da Klingspor. Se alguma vez não estiver certo de como se deve comportar em uma determinada situação, este Código de Conduta tem como finalidade ajudar você a encontrar uma forma de procedimento adequada.

Quem nós somos

A Klingspor é uma empresa familiar com uma tradição de mais de 120 anos. Fundado na Alemanha, o Grupo Klingspor inclui hoje em todos os continentes mais de 35 empresas.

Uma base importante para este sucesso é a nossa cultura corporativa que se baseia nos seguintes pilares fundamentais:

  • a integridade da nossa ação
  • a sustentabilidade do nosso crescimento
  • a qualidade e a segurança dos nossos produtos
  • a promoção de inovações

 

Integridade da nossa ação

A integridade e a justiça determinam a nossa política comercial e a nossa conduta. Isso significa para cada funcionário em todo mundo que, em caso de dúvida, se pode sempre orientar pelo seguinte princípio básico:

"A Klingspor espera desde o funcionário até o gerente sempre um comportamento justo e íntegro, interna e externamente!"

Cumprimento de leis

É para nós óbvio que cumpramos nas nossas instalações as leis locais aplicáveis, assim como as diretrizes e instruções internas.
O sucesso comercial da Klingspor só é possível em uma concorrência justa. Por isso, evitamos qualquer tipo de comportamento concorrencial injusto, em especial acordos anticoncorrenciais com clientes, fornecedores ou concorrentes e quaisquer violações das leis da concorrência. Devido às leis frequentemente abrangentes, é preciso atentar especialmente na comunicação com concorrentes, em especial também em associações, para que não sejam trocadas acidentalmente informações relevantes para cartéis.

Sem discriminação

Não toleramos qualquer tipo de discriminação com base na etnia, nacionalidade, gênero, origem cultural, raça, idade, incapacidade, crenças religiosas ou orientação sexual. É proibida qualquer forma de assédio sexual ou moral no Grupo Klingspor.

Manuseio consciente e responsável de bens da empresa

Nós tratamos os bens da Klingspor de forma tão consciente e responsável como se fossem nossos, mas não os usamos para fins privados e também não os disponibilizamos a terceiros. As exceções deste princípio necessitam de autorização expressa prévia do superior hierárquico. Da mesma forma, as informações internas da empresa, em especial todos os segredos comerciais e de negócios, só podem ser usadas, guardadas ou reproduzidas para efeitos de uma boa gestão.

Prevenção de conflitos de interesses

Os conflitos de interesses originam regularmente riscos para a empresa e colocam os funcionários afetados frequentemente em uma posição pessoal que dificulta uma decisão correta ou dá a impressão de estar em risco uma conduta correta nos interesses da empresa. Por esse motivo, queremos evitar conflitos de interesses, na medida do possível, desde o início. Como funcionários da Klingspor, não assumimos, por isso, qualquer atividade secundária em concorrentes, clientes ou fornecedores, também não participando neles financeiramente (a não ser que se trate de uma empresa negociável em bolsa ou existe uma autorização do superior hierárquico).

De uma forma geral, aplica-se que as relações familiares, pessoais ou financeiras que, em uma situação concreta, podem influenciar negativamente uma decisão objetiva, devem ser comunicadas ao superior hierárquico para tomar uma decisão relativamente ao procedimento a seguir neste caso.

Durante o horário de trabalho diário, cada funcionário emprega toda sua força de trabalho na empresa, ou seja, não são exercidas atividades secundárias para outro empregador, nem outras atividades privadas.

Sem corrupção

Não aceitamos a corrupção no Grupo Klingspor. Os detalhes e as instruções de procedimento referentes ao tema da corrupção podem ser consultados na nossa Diretiva Anticorrupção que é obrigatória em todo Grupo Klingspor.

Mesmo casos de corrupção locais relativamente insignificantes podem, além das consequências legais locais, ter vastos efeitos negativos em todo Grupo, uma vez que isso poderá destruir a reputação da Klingspor no mundo inteiro e porque, por exemplo, os clientes grandes internacionais suspendem imediatamente a cooperação. Por esse motivo, se solicita a todos os funcionários e gerentes no Grupo Klingspor que procedam de forma imediata e decidida contra qualquer caso de corrupção e suspendam a relação com parceiros comerciais corruptos.

Em relação com o tema da corrupção, aplica-se também que na Klingspor não podemos exigir de outro colega, em especial de um funcionário subordinado, que nos preste serviços a título particular ou nos entregue mercadorias a título particular, que de outra forma não obteríamos, com base na nossa respectiva posição/função.

Segurança TI

Como funcionários da Klingspor somos obrigados a respeitar as medidas de segurança e instruções aplicadas pelo departamento de TI na central da empresa em Haiger para prevenir a perda de dados e para proteção contra a cibercriminalidade.

Ao manusear equipamentos de uso profissional, prestamos sempre atenção a uma utilização conscienciosa para evitar a perda ou a danificação de arquivos e sistemas TI. Isto inclui também, além de medidas de precaução gerais, que sejam armazenados nos dispositivos portáveis, se possível, somente os dados efetivamente necessários e que sejam eliminados os dados antigos que não são mais precisos.

Respeitamos as leis para a proteção de dados, sendo que isso é válido tanto para os dados pessoais dos funcionários, como também no manuseio de dados de terceiros, como por ex. clientes e fornecedores.

Sustentabilidade do nosso crescimento

Nosso crescimento é sustentável tanto no tocante ao nosso negócio, como também no tocante aos nossos funcionários e nossas instalações.

Tratamento de parceiros comerciais

Para nós, um crescimento sustentável só pode existir se soubermos adquirir novos clientes e conseguirmos estabelecer com os clientes existentes uma união duradoura para o sucesso de ambas as partes. Para que consigamos isso é necessário que o abastecimento permanentemente bem-sucedido dos nossos clientes em todos os processos principais e secundários dentro do Grupo Klingspor seja sempre prioritário. Também cada funcionário em departamentos sem qualquer contato com o cliente deve ter consciência de que ele é um elo indireto na corrente para o abastecimento dos nossos clientes. É por isso que a ideia da assistência ao cliente é válida não só para clientes externos, mas também para clientes internos dentro do Grupo Klingspor ou entre os departamentos.

Nós fazemos parte dos nossos clientes e damos-lhes respostas claras e compreensíveis. Quando recebemos solicitações, reagimos em pouco tempo e desenvolvemos soluções proativas. Atendemos nossos clientes de maneira confiável e cumprimos o que prometemos. No caso de novos desafios, tentamos sempre encontrar uma solução construtiva para o cliente e para a Klingspor.

Também com fornecedores de confiança é nosso objetivo construir uma parceria duradoura. Damos importância à concretização sempre construtiva e profissional dos acordos comuns e à busca construtiva conjunta por novas soluções. Assim como com os nossos clientes, a comunicação com os fornecedores deve ser sempre clara, vinculativa e estar direcionada para o processamento célere de questões em aberto.

Colaboração dentro do Grupo Klingspor

Temos a certeza que níveis hierárquicos Também com fornecedores de confiança é nosso objetivo construir uma parceria duradoura. Damos importância à concretização sempre construtiva e profissional dos acordos comuns e à busca construtiva conjunta por novas soluções. Assim como com os nossos clientes, a comunicação com os fornecedores deve ser sempre clara, vinculativa e estar direcionada para o processamento célere de questões em aberto., o acesso permanente direto dos funcionários aos seus superiores hierárquicos e o relacionamento duradouro com funcionários de confiança são requisitos essenciais para alcançar um sucesso a longo prazo e poder reagir sempre com celeridade a diferentes exigências.

Trabalhamos em conjunto de forma construtiva, com respeito e confiança. Isso inclui não somente a rapidez com que reagimos a pedidos de colegas, mas também uma comunicação mútua aberta e sincera para analisar e resolver problemas.

Como funcionários da Klingspor, agimos e tomamos decisões de forma responsável e direcionada para os objetivos. Temos a consciência de que os colegas e os superiores hierárquicos dependem do fato de executarmos nossas tarefas de forma correta do ponto de vista do conteúdo, no tempo devido e de maneira confiável.

De uma cultura de inovação de sucesso e um tratamento mútuo responsável também faz parte lidar de forma responsável com os fracassos, no caso de uma medida correta e bem pensada não ter sucesso.

Não é somente nos países e regiões nas quais o consumo de álcool, etc. é proibido que se aplica o princípio da proibição de consumo de álcool, etc. durante o horário de trabalho.

No âmbito de refeições de negócios e eventos equiparados também se deve atentar para uma moderação apropriada.

Comportamento no dia-a-dia empresarial

Nosso comportamento face a parceiros comerciais, colegas e funcionários é sempre educado e correto. Sabemos que nossa aparência e nosso comportamento, quer nas palavras quer nos atos, moldam sempre a nossa imagem e a da Klingspor e esforçamo-nos, por isso, em apresentar sempre um comportamento profissional que reflete os conceitos morais descritos neste Código de Conduta.

Padrões de trabalho

Na Klingspor esforçamo-nos por evitar ou reduzir na medida do possível os riscos para as pessoas e a poluição do ambiente e manusear os recursos de maneira econômica. A segurança é uma prioridade para nós, o que significa que todos os nossos produtos estão em conformidade com padrões de segurança alemães e internacionais. Mas isso também significa para nós que, em todas as nossas instalações e em especial nas nossas fábricas, são cumpridos os padrões de segurança e ambientais para evitar perigos para os nossos funcionários.

A Klingspor declina qualquer forma de trabalho infantil e forçado, não o aceitando também nos parceiros comerciais. Por conseguinte, a Klingspor suporta também as declarações consagradas nos padrões de trabalho fundamentais da ILO (International Labour Organisation).

Qualidade e segurança dos nossos produtos

A Klingspor é um fornecedor de qualidade de abrasivos. Convencemos nossos clientes com produtos de alta qualidade e nosso serviço de assistência ao cliente de qualidade.

A qualidade dos nossos produtos é garantida pelo nosso padrão de produção específico e é independente das instalações. Por isso, cumprimos sempre os processos de fabricação definidos nas instalações de produção e confecção individuais. O melhoramento e o desenvolvimento contínuo dos nossos processos de produção asseguram assim simultaneamente a qualidade dos nossos produtos.

A segurança para o usuário é para nós um requisito indispensável em todos os nossos produtos e tecnologias de fabricação. Por esse motivo, damos grande importância à nossa qualidade de membro na Organização para a Segurança de Ferramentas Abrasivas (oSa) e qualquer outro fabricante de ferramentas abrasivas será sempre bem-vindo à oSa.

Cultura de inovação

Ao longo da sua história de mais de 100 anos, nosso grupo de empresas somente conseguiu transformar-se em um dos fabricantes líderes de abrasivos com mais de 35 empresas no mundo inteiro porque possui um espírito corporativo que tem como objetivo o desenvolvimento contínuo permanente e sustentável do grupo de empresas.

Para isso é necessário um pensamento e uma ação inovadores em todos os níveis da empresa. Isso abrange tanto nossa disponibilidade para questionar construtivamente o que já existe, como a abertura para impulsionar modificações significativas de forma célere e ativa.

Esta cultura de inovação permite-nos disponibilizar, em um ambiente com mercados em rápida mutação e um progresso tecnológico permanente, produtos e soluções confiáveis também no futuro, que satisfaçam as exigências dos nossos clientes.

Violações de conformidade

Caso verifique que existem funcionários que violam este Código de Conduta, se possível, alerte primeiro o colega educadamente para esse fato. Se a violação se repetir ou se existir uma violação adicional, entre em contato com o seu superior hierárquico, a gerência local, a gerência da MKG ou um Compliance Officer. Se isso não lhe for possível excecionalmente por motivos pessoais, utilize o processo de mediação.

Processo de mediação

É do interesse da Klingspor e de qualquer funcionário que sejam eliminados problemas existentes e práticas comerciais incorretas. Por esse motivo, as violações de conformidade devem ser abordadas e resolvidos de forma aberta e direta. Se não for possível para um funcionário, excecionalmente, por motivos pessoais, abordar abertamente a situação, qualquer funcionário dentro do Grupo Klingspor pode entrar anonimamente em contato com o órgão de mediação para alertar para práticas comerciais incorretas e problemas, sem ter de temer consequências pessoais. O processo de mediação não deve ser usado de forma abusiva para desentendimentos cotidianos entre um funcionário e um superior hierárquico.

O estabelecimento de contato com o órgão de mediação é possível através de e-mail ou telefone. Contato:omb@klingspor.de Tel. +49 (2773) 922-182.

A gerência de cada empresa Klingspor tem de assegurar que todos os funcionários são informados sobre o papel do órgão de mediação, assim como sobre os seus dados de contato atuais.

Versão: 12.11.2018